quinta-feira, 2 de julho de 2020

POR INTERMÉDIO DOS LIVROS, EU FALO SOBRE...



Travessias no aspecto desafiador do comportamento humano

Sugiro a leitura de:
História de Savanas e Glaciares Africano, de Marcelo Lemos 

Este livro é fruto de perseverança, comprometimento, atingimento de metas em busca de um ideal. Apesar de inicialmente se deparar com experiências mal sucedidas e dificuldades à toda prova, Marcelo Lemos insiste e persiste na realização dessas aventuras no continente africano e as torna realidade. Um legado histórico do continente dá a esta obra o mérito de utilização para pesquisa de dados, detalhes do sofrimento de um povo enriquecem o conhecimento do leitor e fazem com que nos solidarizemos com a dor daqueles que vivem uma discriminação secular.
O autor Marcelo nos deixa uma lição, ou melhor, várias lições de superação. Revela-nos a sua luta para conseguir verba para a próxima viagem, o seu encontro com a companheira e mãe de seus dois filhos, os lugares por onde passou, a história dos povos africanos, a exploração que sofreu esse continente, os momentos de tensão nas ascensões dos maciços montanhosos, a preparação psicológica e física para essas ascensões. Baseia-se em três pilares: família, estudo e esporte para dirigir a vida e procura deixar esses valores para seus amados filhos.
Entremeia as partes do livro, que são duas Tanzânia e Uganda, com fotos belíssimas.

O resultado final saiu em pouco mais de um mês. Quando acessei a internet, o coração pulsando rapidamente e sem pensar no que aconteceria se eu não fosse classificado, vi minha colocação: primeiro lugar!”


Pensei em todas as pessoas que eu gostaria que estivessem vendo aquilo. Uma emoção sem controle tomava conta do corpo, da alma e da mente. Finalmente eu estava no topo da África, no Kilimanjaro!”


História de Savanas e Glaciares Africanos tem uma linguagem simples de fácil leitura. São catorze capítulos que compõem as duas partes do livro. Uma leitura gostosa e agradável. Vale a pena superar as dificuldades para chegarmos ao topo do nosso objetivo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

  A angústia de um pesar      Durante a madrugada me vieram lembranças. Um tanto quanto estranha a minha alma estava que, ...