sexta-feira, 23 de outubro de 2015

LEITURA E COLHEITA (I) - O FASCÍNIO DA LEITURA (continuação)




Em uma tarde chuvosa, estava eu 'zapeando', quando um programa da TV FASE chamou-me a atenção. Luzia de Maria era a entrevistada.

Falavam sobre livros, leitura, formação escolar, letras e tudo mais a respeito, e como esses assuntos muito me interessam, eu parei para assistir.

Mostravam os muitos livros que Luzia de Maria escreveu; projetos, palestras e cursos que realizou. Bastante interessante o programa e a pessoa de Luzia de Maria. Dotada de um raciocínio crítico a respeito da educação, da formação de leitores e do papel da escola na atualidade.

O livro Leitura e Colheita (um dos assuntos relevantes na entrevista) me causou uma enorme curiosidade e uma imensa vontade de conhecer seu conteúdo.



LEITURA E COLHEITA (I)



Luzia de Maria divide o livro em três partes:


I – Do direito ao conhecimento;

II – Olhar o mundo, confrontar-se;

III – Livros e leituras: partilhar.



Na primeira parte, composta de oito tópicos, ela constrói inicialmente uma síntese sobre a educação, desde as sociedades primitivas, mencionando a Revolução Industrial até o atual momento tecnológico (século XXI). Fala das necessidades de mudanças radicais na posição da escola e questiona o verdadeiro sentido de “saber ler”. Qual a exata dimensão da leitura no processo de formação do homem contemporâneo?

Reflete sobre o analfabetismo absoluto e o funcional relacionando-os não só à preocupação com justiça social, mas também à preocupação econômica junto ao desenvolvimento e ao progresso de uma nação.

Luzia de Maria cita professores, pensadores e pesquisadores consagrados como Vigotsky, Frank Smith, Jean Foucambert, entre outros, sempre com a finalidade de estimulo à leitura e à formação de leitores sem se importar em que idade isso venha a acontecer. E lembra ainda que qualquer experiência que tenhamos significa estarmos vivos e a leitura é experiência e o aprendizado advém da experiência.



Essa resenha é do primeiro tópico, da primeira parte, cujo título é LEITURA: UMA FACE DA EXPERIÊNCIA.




Nenhum comentário:

Postar um comentário

  A angústia de um pesar      Durante a madrugada me vieram lembranças. Um tanto quanto estranha a minha alma estava que, ...