quarta-feira, 14 de outubro de 2015

LEITURA E COLHEITA - O FASCÍNIO DA LEITURA






Terminei ontem (13 de outubro de 2015) de ler o livro LEITURA & COLHEITA – Livros, leitura e formação de leitores, de Luzia de Maria, Edição 2008, composto e impresso pela Editora Vozes, e, antes de preparar a resenha dessa obra, eu resolvi postar neste blog pequenas porções que escolhi para reflexão:




“... Enfim, para corresponder à complexidade dos novos tempos, é necessário oferecer melhor formação àqueles que vão atuar nessa sociedade.” (pag 15)

“Mais do que nunca se cobra da escola que saia da posição de simples transmissora de informações e assuma a formação de crianças aptas a construir conhecimentos, não apenas lhe oferecendo condições propícias para tal, mas também priorizando autonomia enquanto condição essencial, para que elas, fora do espaço escolar,
 deem continuidade ao processo de aprender.” (pag 16)

“... o analfabetismo, ainda que funcional, custa caro, tanto para as empresas quanto para a nação em seu conjunto.” (pag 19)

“... a leitura é a possibilidade de diálogo para além do tempo e do espaço; é o alargamento do mundo para além dos limites do nosso quarto, mesmo sem sairmos de casa;...” (pag 25)

“O que queremos formar afinal: indivíduos que se calem, submissos, diante de um poder qualquer, muitas vezes arbitrário, ou cidadãos capazes de legitimar suas posições, argumentando e defendendo seus direitos? Educamos para o silêncio ou para o diálogo?” (pag 39)


Por enquanto é só.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

  A angústia de um pesar      Durante a madrugada me vieram lembranças. Um tanto quanto estranha a minha alma estava que, ...